terça-feira, 21 de junho de 2011

Congresso de Cachaça debate Tecnologia e Sustentabilidade

O I Congresso Mineiro da Cachaça reunirá, em Belo Horizonte/MG, cerca de 200 pesquisadores, professores e demais profissionais do setor para debater, durante dois dias, temas de relevância para a indústria da cachaça.

Marcado para os dias 30 de junho e 0l de julho próximo, o congresso objetiva uma ampla discussão sobre aspectos diversificados e relevantes sobre a cachaça, que vão, do respeito ao meio ambiente e ao trabalhador, à padronização e às boas práticas de fabricação, passando pelo controle de qualidade e pela inserção do produto no mercado internacional.

Dentre os principais eixos temáticos que serão debatidos e discutidos no congresso, menciona-se os seguintes:

. matéria prima, respeito ao meio ambiente, respeito ao trabalhador,

responsabilidade social e benefícios para o produtor;

. sustentabilidade da cadeia produtiva, padronização, cooperativismo;

. análise sensorial, controle de qualidade, destilação, padronização e boas

práticas de fabricação;

. tributação em todos os níveis e incentivos às indústrias.

As palestras terão temas como:

. A cachaça sob o enfoque do marketing

. Marcadores bioquímicos para cabeça, coração e cauda

. Envelhecimento e retorta de tonéis

. Automação industrial na fabricação de cachaça

. Controle de qualidade

.Contaminante da cachaça

. Mercado externo

. Diferenciação : Cachaça de alambique e de coluna

. Estudos com impacto no desenvolvimento tecnológico da cachaça: resultados

da parceria UFOP-IFNMG (Salinas)

. Microbiologia da fermentação da cachaça

. Produção, qualidade química e sensorial de cachaça

 Paralelamente ao congresso, será realizada a MinasCachaça 2011 – I Feira Nacional de Produtores, Equipamentos, Produtos, Tecnologia e Serviços para a Indústria da Cachaça -, que promoverá a interface entre produtores de cachaça, fabricantes de equipamentos e insumos diversos, disponibilizadores de tecnologia e a cadeia distributiva do atacado e do varejo.

 Ambos os eventos são promovidos pela Associação Mineira de Produtores de Cachaça de Qualidade - AMPAQ, atendendo a um antigo apelo dos produtores ainda saudosos dos primeiros eventos promovidos pela entidade na Serraria Souza Pinto , um espaço nobre, charmoso e localizado na área central da capital mineira.

 O congresso terá dois dias de realização (30 de junho e 0l de julho), com palestras pela manhã e à tarde, feitas por pesquisadores, professores, especialistas e empresários em marketing , engenharia e consultoria.

 Já a feira se realizará de 30 de junho a 02 de julho. De 14 às 18 horas, será dedicada apenas a empresários para um contato direto com os produtores, visando a geração de negócios, intercâmbio, parcerias e o conhecimento do que há de mais novo no mercado. Neste horário, só entram pessoas convidadas pelo universo de expositores.

 De 18 às 22 horas, a MinasCachaça 2011 será aberta ao público mediante a aquisição de ingressos (valor: R$ 15,00) na bilheteria da Serraria Souza Pinto. Para animar a festa, a partir das 19 horas, haverá música ao vivo, sendo, no dia 30-junho, quinta-feira, o Trio Gandaieira, de forró; no dia 0l-julho, sexta-feira, a banda de samba “Três no Junta”, e, no dia 02, sábado, o conjunto de gafieira “Três por Quatro

Nenhum comentário:

Postar um comentário